29 de dez. de 2011

Listinha Mágica - Como Traçar Metas para 2012

Meninas, quero dividir com vocês algo muito particular que já faço a algum tempo em toda virada de ano. Não é nenhuma mandiga, simpatia ou tradição. É apenas uma forma bem simples de organizar as metas e objetivos que pretendo alcançar durante o ano que se inicia. A famosa "Listinha Mágica". E tem funcionado, viu?!


Como funciona? Em uma folha de papel, desenho uma tabela com as seguintes colunas (a mão mesmo pra facilitar e não correr o risco pra deixar pra depois):

O quê? - Coloco tudo que pretendo conquistar, comprar, mudar. Tudo mesmo. Desde adotar uma alimentação mais saudável a comprar um carro novo. O projeto deste blog mesmo entrou na minha listinha de 2011. Vale até encontrar um namorado.

Como? - O que eu deverei fazer de diferente pra conseguir. Se a meta é frequentar mais a academia, por exemplo, eu preencho dizendo que não vou ficar até tarde no trabalho. Se é comprar um carro novo, digo que será fazendo uma poupança e depositanto x por mês.

Quanto? - Quanto isto irá me custar, em dinheiro mesmo. Por incrível que pareça, 70% dos meus desejos não dependem de investimento nenhum, apenas do meu próprio esforço. Você também poderá se surpreender com os seus.

Quando? - Aqui eu não coloco quando eu pretendo atingir a meta, mas a data de quando eu a cumpri.

Depois de preenchida, guardo a Listinha num local bem inusitado e de fácil acesso (a minha fica dentro da gaveta de shorts). Assim, posso sempre relê-la, fazendo a seguinte reflexão: estou realmente agindo de forma diferente para que eu consigo alcançar minhas metas?

Quando você coloca seus objetivos no papel, tudo parece mais claro e fácil. Muitas das metas vão mudando ao longo do ano, outras aparecendo, outras deixando de ser metas. Nada impede que você vá alterando. Quando chega a hora de fazer uma nova listinha, como agora, é muito bom você ver o tanto de coisa que você conquistou e o tanto que ainda falta pra conquistar. Mas o importante é ter metas. Como disse o gato a Alice em "Alice no País das Maravilhas", "Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve."

Beijos e divirtam-se com a Listinha Mágida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...