11 de jan. de 2012

Finalizadores: o quê serve pra quê?

Os finalizadores são todas aqueles produtos de uso sem enxágue e dão a maior força seja pra definir os cachos, controlar o frizz ou dar mais brilho aos fios. Mas com tantas opções é bom a gente saber o que, como e quando usar.


Mousse
Serve tanto para cabelo liso, quanto cacheado. Nos lisos, serve para dar volume à raíz e criar ondas quando aliada à outra técnica (babyliss, difusor etc). Já nos cabelos cacheados, a mousse controla o volume e ajuda a definir os cachos. Eu aplico no cabelo ainda molhado e depois faço o que tenho de fazer: escova ou babyliss. Mas tem que ser mousse de volume. A mousse modeladora não dá o mesmo efeito e ainda engordura o cabelo liso.

Cera ou Pomada
Servem para definir o penteado, no entanto a cera é um pouco menos gordurosa e tem poder de fixação, ideal para cabelos curtos irregulares. A pomada é um pouco mais espessa, por isto dá mais volume, controla o arrepiado que se forma depois da escova e dá brilho. Mas tem que usar bem pouquinho para não embassar o cabelo e, bem longe da raíz. Também passo no cabelo ainda molhado e depois seco com o secador. Uso também como reparador de pontas.

Ativador de Cachos
Ajuda a desembaraçar, hidratar e dar peso aos fios, deixando o cabelo cacheado mais definido. Geralmente o produto é em creme, pra conseguir uma melhor absorção pelos fios, mas já existem algumas versões em gel. Ele deve ser aplicado no cabelo bem molhado. Depois, secar com uma toalha amassando de baixo pra cima, sem pentear as mechas.

Sérum ou Gloss
Une as pontas do cabelo, controla o frizz e brinda os fios contra a umidade. Existem váaarias versões. Os mais espessos são indicados para cabelo grosso e armado. Duas gotinhas nas palmas das mãos são suficientes. Esfregue uma na outra e aplique nas pontas dos cabelos, penteando-os com os dedos. Na franja e no topo da cabeça eu passo apenas a mão suja do produto pra não deixar oleoso. Ah! Não costumo investir muito neste produto. Apesar de durar um tempão, o baratinho e o carão costumam ter o mesmo efeito. E, cheirinho também.

Fluido Termoativo
Protegem os cabelos do calor do secador e da chapinha. Geralmente na forma de spray, mas há também versões em creme. Facilitam o deslizar da escova e dos equipamentos, evitando que os fios se arrebentem ou se queimem. Tem que passar nos cabelos úmidos e quanto mais secar os fios na toalha, antes de ir para o secador, melhor. Veja mais dicas aqui.

Spray Fixador
Serve para fixar o penteado depois de pronto e dar brilho, além de perfumar os fios. Geralmente deixa o cabelo bem durinho, mas já existem algumas versões "penteou tá novo". Isto mesmo! Passou a escova e o cabelo volta como se não tivesse visto spray por perto, só fica o cheirinho. Costumo usar pra finalizar um rabo mais presinho, retirando o frizz.

2 comentários:

  1. Querida,

    só fiquei sabendo do seu blog hoje!!! Como assim?
    Amei! Já está aqui nos "FAVORITOS".

    Super beijo!

    Mel Perete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, que bom que gostou! Isto me deixa tão feliz. Estou amando fazer. Beijão.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...