6 de fev. de 2012

Maquiagem e Texturas

Opaco, gloss, translúcido, perolado. A gente sempre vê estas palavras nos rótulos dos produtos de beleza, né?! Agora vamos saber o efeito de cada uma. Cada textura, uma cobertura diferente.



Acetinados
Dão o acabamento macio do cetim. Geralmente encontrada em bases, sombras e todos os cosméticos líquidos, que deslizam com facilidade.

Cremosos
Dão aparência úmida e "oleosa", sem necessariamente que o produto contenha óleo. Fácil encontrar em bases, sombras, batons, esmaltes e, recentemente, em blushes.

Gloss
A mais brilhante das texturas, com efeito plático. Porém de curta duração. É o famoso "beijou-passou". Além da boca, pode ser usada também nos olhos.

Iridescentes
O famoso clássico "asa de borboleta", aquele que muda de cor, conforme a luz, sabe?! Comuns em sombras, blushes, pós e bases.

Luminosos
Para um efeito mais refinado. Iluminam partes estratégicas do rosto como o centro da testa, nariz, queixo e olhos. Ideal para corrigir zonas escuras da pele, como as indesejadas olheiras.

Metálicos (metalizados)
Imitam o efeito do metal, com um brilho de alta reflexão. Uma vibe meio futurista. Nos esmaltes, virou tendencinha. Nos makes, tem usar com cuidado, pois evidenciam as imperfeições do rosto.

Opacos (matte)
São os efeitos sem brilho, ideais para fazer correções, especialmente para quem tem pele oleosa. Normalmente encontramos esta textura em batons, pós, sombras, bases, blushes e, mais recentemente, virou modinha nos esmaltes.

Perolados (cintilantes)
Como o próprio nome já sugere, são as texturas com acabamento nos tons pérola, com brilho difuso. Muito usadas em sombras, esmaltes, blushes e batons.

Translúcidos
São coberturas suaves e transparentes, indicadas para todos os tipos de pele. Uma textura muito comum em pós, soltos ou compactos, alguns para finalizar o make ele dar um brilhozinho delicado.

Transparentes
Cobertura suave, indicada para todos os tipos de pele e idade. Normalmente encontrada em bases e pós. Em produtos coloridos como batons, esta textura dá apenas uma leve coloração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...