2 de fev. de 2012

Qual o melhor método anticoncepcional?

A gente sempre fica em dúvida de qual método anticoncepcional adotar, né?! É claro que ninguém melhor pra nos aconselhar que o nosso médico. Mas é bom já ir com alguma informação na cabeça, pra pelo menos sugerir. Do contrário, eles só indicam pílulas. E nem todo mundo tem a disciplina de tomá-la todo-santo-dia. Hoje, os métodos anticoncepcionais são altamente eficazes, quando usados da maneira correta, é claro.


Pílula Anticoncepcional
A pílula é o mais popular, com um índice de falha de apenas 0,1%, desde que tomada direitinho, né?! O composto é feito por hormônios similares aos que a mulher produz normalmente, a progesterona e o estrógeno, a sua ação promove a inibição da ovulação, assim o óvulo não é fertilizado pelo espermatozóide e a gravidez não ocorre. O medicamento deve ser usado diariamente, de preferência na mesma hora e de acordo com a orientação expressas na bula. Tem aquela ideia de que pílula engorda, mas todo médico diz que isto não passa de mito. O que pode ocorrer é de você não se adaptar com uma marca, por causa do hormônio com que ela é feita, mas aí é só trocar.

Injeção Anticonceptiva
As injeções intramusculares anticonceptivas também possuem um índice de falha pequeno, aproximadamente 0,2%. Devem ser tomadas a cada um ou três meses e sua composição também faz com que a mulher não ovule, impedindo dessa forma a gravidez. Ótimo pra quem esquece de tomar todo dia. Péssimo pra quem não gosta de injeção, pois como o líquido e oleoso, dóiii.

DIU – Dispositivo Intra Uterino
É tão eficiente quanto a pílula, mas indicado para quem já tem tem filhos. Geralmente as que não tiveram não se adaptam. Ele é colocado dentro do útedo pelo médido e pode durar de cinco a 10 anos no organismo da mulher. Os DIUs são à base de fios de cobre que destroem os espermatozoides dentro do útero, não permitindo, portanto, a fecundação.
 
Implante Anticoncepcional
É uma espécie de bastonete do tamanho de um palito de fósforo que é inserido na pele, geralmente na parte superior do braço. Ele contém um progestogênio muito parecido com o hormônio natural e é liberado lentamente em doses constantes. Eficaz e pode durat até 3 anos.

Adesivo Anticoncepcional
O adesivo contém os mesmos hormônios que a maioria das pílulas anticoncepcionais e o uso é muito parecido. A diferença é que não precisa tomar pílula todo dia. Ele é colocado no primeiro dia de menstruação e deve permanecer durante uma semana. A cada 7 dias, um novo adesivo. Depois de 3 semanas deve-se fazer uma pausa de 7 dias, assim como a pílula. Acho tão moderno.


Deu pra ter uma noção? Agora é conversar com seu médico sobre o método escolhido e ter disciplina pra usar, né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...