3 de jul. de 2013

OS 10 MANDAMENTOS DO CABELO COMPRIDO

O cabelo longo é o estilo preferido de 9 entre 10 brasileiras. Afinal, ter um cabelo comprido é fácil. Basta deixá-lo crescer. Difícil mesmo é deixá-lo, além de longo, bonito e saudável da raiz às pontas. Se você também é adepta do estilo Rapunzel, precisa conhecer os 10 mandamentos do cabelo comprido.

1. FARÁS O CORTE CERTO
As camadas são a melhor forma de enriquecer o cabelo longo. Sejam arredondadas, em forma de V, internas, longas ou ao redor do rosto. Elas podem suavizar o rosto redondo ou o queixo quadrado, dar volume ao cabelo fino ou abaixar o cabelo alto. Converse com seu profissional sobre a melhor forma de  atingir seu objetivo.



2. APARARÁS AS PONTAS PERIODICAMENTE
As pontas são a parte mais velha do cabelo. Consequentemente, quanto mais longo o fio, mais sofrida será a ponta. Por isto é que elas ficam mais secas, mesmo depois de uma maxihidratação. Por isto é indicado a cada dois meses, menos de um centímetro. Assim, é bem provável que você nem perceba a diferença, já que o cabelo cresce mais rápido que isto. No entanto, se você esperar entre os cortes, as pontas duplas serão inevitáveis e talvez você precise fazer um corte mais drástico.



3. ADICIONARÁS UM TOQUE DE LUZ
O cabelo longo quando de uma única cor fica parecendo muito pesado e antiquado. Um toque de luz pode fazer toda a diferença. Mas para não ter que ficar retocando a raiz com tanta frequência, peça uma balayage que tem um aspecto mais leve e um resultado mais natural.



4. CUIDARÁS DO COURO CABELUDO
Nem só de comprimento e pontas é formado um cabelo longo saudável. É preciso também cuidar das raízes. Uma vez por semana use shampoo hidratante de limpeza profunda, para limpar, nutrir e hidratar o couro cabeludo sem o deixar oleoso. E não economize na massagem. Ela estimula a circulação e promove a saúde do couro.



5. SE RENDERÁS AO DRY SHAMPOO E AO DRY CONDICIONADOR
Esta duplinha é essencial pra quem tem o cabelo longo. Eu não vivo sem. O shampoo, aplicado nas raízes, retira a oleosidade e adiciona o volume roubado pelo peso do comprimento. Já o condicionador devolve o brilho e a maciez do comprimento e das pontas perdida com a desidratação do dia-a-dia.



6. ADICIONARÁS VOLUME À RAIZ
O cabelo longo é pesado e com isto tende a ficar sem volume na raiz. Para algumas este é o objetivo de manter o cabelo comprido, mas se este não é o seu caso (nem o meu), abuse da mousse de volume (a mousse de modelar não consegue reproduzir esta função). Após lavar o cabelo, com ele ainda molhado, aplique a mousse na raiz e seque com o secador. É suficiente para conseguir um volume fresco e natural.




7. PREVENIRÁS AS PONTAS DUPLAS DURANTE O SONO
Quem tem os fios longos sabe bem o estrago que uma noite bem dormida faz ao cabelo. Para evitar o efeito travesseiro, comece escolhendo uma fronha de cetim, seda ou algodão egípcio, diminuindo assim, o atrito entre as viradas. Outra dica é escovar bastante os fios antes de dormir ou, ainda, prender o cabelo em um laço frouxo no topo de sua cabeça com um lenço. Fica confortável e você não irá acordar com as pontas todas amassadas.



8. APRENDERÁS QUE MENOS É MAIS
Não é porque você tem espaço no cabelo que precisa usar de tudo e tudo ao mesmo tempo. Avalie o seu caso: se você precisa de volume na raiz, textura no comprimento ou hidratação extra nas pontas. Assim como ninguém não precisa de nada (a não ser que você seja uma princesa da Disney), ninguém precisa de tudo.



9. EVITARÁS COQUES ALTOS
Quando se tem, além de um cabelo longo, uma quantidade considerável de fios, melhor evitar coques desproporcionais ao tamanho de seu rosto. Nestes casos, o local ideal para um coque é da coroa pra baixo. A não ser que você queira parecer que está equilibrando uma tonelada de cabelo na cabeça.



10. CUIDARÁS DE DENTRO PRA FORA
Além da vitamina B, alguns suplementos realmente promovem o crescimento do fio. Existem no mercado uma infinidade de produtos que prometem resultado imediato. No entanto, os profissionais alertam que os tratamentos levam de três a seis meses. Neste caso, o ideal é procurar um dermatologista para que ele te indique o suplemento ideal para ajudar a atingir o seu objetivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...